GREAT EUROPEANS

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010



Elizabeth I (7 de Setembro de 1533 — 24 de Março de 1603 ), foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de ”A Rainha Virgem”.

Seu reinado é conhecido por Período Elisabeteano, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente, principalmente na dramaturgia, que rendeu nomes como Cristopher Marlowe e William Shakespeare. No campo da navegação, o capitão Francis Drake foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo, enquanto na área do pensamento Francis Bacon pregou suas ideias políticas e filosóficas. As mudanças se estendiam à América do Norte, onde se deram as primeiras tentativas de colonização, que resultaram em geral em fracassos.

Isabel era uma monarca temperamental e muito decidida. Esta última característica vista com impaciência por seus conselheiros, frequentemente a manteve longe de desavenças políticas. Assim como seu pai, Henrique VIII, Isabel gostava de escrever, tanto prosa quanto poesia.

Teatro isabelino é uma denominação que se refere às obras dramáticas escritas e interpretadas durante o reinado de Isabel I de Inglaterra, e é associado, tradicionalmente, à figura de William Shakespeare.Na realidade, os estudiosos estendem, geralmente, a era isabelina até o fim do reinado de Jaime I, em 1625, e mais tarde, incluindo seu sucessor, Carlos I, até a clausura dos teatros no ano de 1642, por causa da Revolução inglesa (teatro carolino). O fato de se prolongar além do reinado de Isabel I faz com que o drama escrito entre a Reforma e a clausura dos teatros em 1642 se denomine Teatro renascentista inglês.

Isabel I adoeceu em fevereiro de 1603, sofrendo de fraquezas e insónia. Morreu em 24 de Março no palácio de Richmond. Com sessenta e nove anos de idade, foi a mais longeva monarca a governar a Inglaterra até sua época. Sua marca só foi superada quando Jorge II morreu com setenta e sete anos em 1760. Isabel foi enterrada na abadia de Westminster, ao lado de sua irmã Maria I. O epitáfio de seu túmulo é a inscrição latina "Parceiras no trono e na sepultura, descansamos aqui duas irmãs, Isabel e Maria, na esperança de uma ressurreição".






Sem comentários:

Enviar um comentário