GREAT EUROPEANS

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Mustafa Kemal Atatürk (Selânik, 1881— Istambul 10 de Novembro de 1938) foi um estadista revolucionário e fundador da República da Turquia assim como o seu primeiropresidente.
Mustafa Kemal se estabeleceu como um líder militar extremamente capaz e inteligente enquanto servia como comandante de divisão naBatalha de Galípoli. Posteriormente lutou com bravura nas frentes de batalha da Anatólia e Palestina, conquistando algum renome para si durante a Primeira Guerra Mundial.
Como primeiro presidente da Turquia, Atatürk embarcou num ambicioso programa de reformas políticas, econômicas e culturais. Um admirador do Iluminoso Atatürk procurou transformar as ruínas do Império Otomano numa nação-Estado democrátiva e secular. Os princípios das reformas de Atatürk costumam ser chamados de "kemalismo", e continuam a formar a fundação política do Estado turco moderno..
Mustafa Kemal e a República da Turquia mantiveram relações cordiais com o seu imenso vizinho do norte, a União Soviética, relações estas que antecediam até mesmo o estabelecimento dos dois Estados, e que foram seladas com oTratado de Moscou, assinado com a Rússia bolchevique. As relações, embora cordiais, também foram marcadas pelo caráter distinto de seus interesses comuns: a luta contra um inimigo comum, representado pela Inglaterra e pelo Ocidente. Os dois povos cooperaram mutuamente durante a guerra de independência, de modo a estabelecer o novo estado.


Em 1981, no centenário de nascimento de Atatürk, sua memória foi homenageada pelas Nações Unidas e pela UNESCO, que declararam aquele O Ano Atatürk no Mundo, e adotaram a Resolução sobre o Centenário de Ataturk. O Memorial de Atatürk, em Wellington, Nova Zelândia mo memorial às tropas da ANZAC que morreram em Galípoli); o Memorial Kemal Atatürk, em Canberra, Austrália (Atatürk Memorial in the place of honour on ANZAC drive), a Floresta Atatürk, em Israel e a Praça Atatürk, em Roma, na Itália, são alguns dos exemplos de homenagens feitas naquele ano, além de diversas ruas em tantos outros países, como a Kemal Atatürk Marg, em Nova Délhi, Índia, a Kemal Atatürk Avenue, em Dhaka, Bangladesh , a Atatürk Avenue, no coração de Islamabad no Paquistão, e a rua Mustafá Kemal Atatürk, no distrito de Naco, Santo Domingo, na República Dominicana. Estátuas suas foram erguidas em parques, ruas e praças de diferentes lugares do mundo, e a entrada do Porto Princesa Real, em Albany , na Austrália, é chamada de Canal Atatürk.

Sem comentários:

Enviar um comentário